Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão

Nossa Senhora do Desterro – Dia 02 de Abril

Nossa Senhora do Desterro – Dia 02 de Abril Foto: Imagem retirada do site: https://www.oracaoefe.com.br

Padroeira de todos que foram obrigados a deixar sua Pátria, se refugiando em outras terras, e por isso sofrerem com a desesperança e diversos outros enfrentamentos, Nossa Senhora do Desterro tem no dia de hoje sua importância ressaltada. Desterro é um importante título, que surgiu a partir da passagem bíblica de fuga da Sagrada Família para o Egito, quando avisados em sonho por um anjo do Senhor, que Herodes intencionava procurar o menino Jesus para matá-lo. Quantas crianças hoje, em situação de refugiadas pelo mundo, tem sua vida ameaçada por inúmeras escassez?  E quantos são os refugiados de guerras e em busca de melhores condições de vida, pelo mundo, a sofrerem inoportunos?!

Escritos dizem, que a família de Nazaré ficou desprovida de todo tipo de assistência humana, por cerca de quatro anos. Nesse tempo, Maria Santíssima foi modelo de resistência, paciência, força, fé e confiança plena na divina providência. Não à toa, Nossa Senhora do Desterro é intensamente venerada em muitos países, especialmente em regiões da Itália, como a padroeira dos refugiados, e de todos que foram forçados a abandonar seus países de origem, para tentar condições de vida digna, em países estrangeiros. Maria, com sua postura humana e acolhedora aos que sofrem, ensina uma espiritualidade do desterro. Trata-se de, para além de abrigar, acolher toda pessoa que necessita de ajuda, independente do lugar, espaço geográfico e das culturas. São Bento dizia a seus irmãos monges: “Chegando o migrante, o visitante, chega o próprio Cristo”. Assim o fez Maria, primeira seguidora fiel do ensinamento de Cristo. Nossa Senhora do Desterro prometeu proteger da fome, peste, guerra e doenças contagiosas, todos que a invocarem com fé e confiança.

Rezemos a Virgem do Desterro, que sofreu as dificuldades do refugiado, para que esses, em todas as partes do mundo, sejam acolhidos em suas necessidades por estarem em terras estrangeiras, especialmente as de maiores urgências. Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós!

Acontece na Paróquia

+ Notícias