No dia 04 de fevereiro de 2024, 5° Domingo do Tempo Comum, às 09h, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, ocorreu a missa de posse do novo administrador paroquial da referida paróquia, padre Alessandro dos Santos Alves. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo da Diocese de Caetité-BA, Dom José Roberto Silva Carvalho, contando com a participação dos padres João Silva de Sá Teles, Marcus Vinícius Silva Carvalho e Ronielson Souza Silva. Contou-se ainda com a presença de dois seminaristas: Élber Lobo e Inácio Machado, além de cristãos leigos e leigas das Paróquias de Brumado-BA, Jequié-BA e Urandi-BA.
De início, houve a procissão de entrada e a saudação inicial feita pelo bispo Dom José Roberto. Na sequência, fez-se a leitura do histórico da caminhada pastoral da comunidade paroquial desde o seu início como “igreja São Cristóvão” à elevação de categoria de matriz. Em seguida, o padre Marcus Vinícius, ex-administrador paroquial da citada paróquia e atual administrador da Paróquia Bom Jesus (Brumado-BA) e vigário do Vicariato Nossa Senhora Rainha da Paz, leu o decreto presbiteral de nomeação do padre Alessandro dos Santos Alves como administrador da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. Logo após, a celebração seguiu conforme o roteiro litúrgico, com as seguintes proclamações: Primeira Leitura (Jó 7,1-4.6-7), Responsório Sl 146(147),1-2.3-4.5-6 (R. cf. 3a), Segunda Leitura (1Cor 9,16-19.22-23); no momento do Anúncio do Evangelho, o padre Alessandro recebeu do bispo diocesano o livro dos Santos Evangelhos e proclamou a seguinte palavra: (Mc 1,29-39).
Na homilia, o bispo de Caetité citou um breve resumo da caminhada sacerdotal do padre a ser nomeado e comentou a respeito das demais transferências da Diocese. Ainda na ocasião, refletiu acerca das palavras proclamadas; e ressaltou a necessidade de união e de uma relação acolhedora que o sacerdote deve assumir à frente de uma paróquia, para com os fiéis e principalmente àqueles mais necessitados. Com o dever de cuidá-los e cuidar de si próprio, para que, estando na função de pastor, possa guiá-los para o caminho da salvação.
Posteriormente, o padre Alessandro fez a profissão pública de fé católica e o juramento de fidelidade perante a assembleia e em comunhão ao bispo Dom José Roberto, prometendo-o conduzir a paróquia que lhe foi entregue de acordo com a fé professada pela Igreja Católica Apostólica Romana. Depois de ser interrogado publicamente, o padre sentou-se na cadeira presidencial e recebeu o documento de nomeação, tornando-se assim, o novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. Neste momento, todos os presentes o aplaudiram, como forma de acolhida ao recém-nomeado.
Seguidamente, o padre Ronielson, administrador paroquial da Paróquia São Pedro (Aracatu-BA), fez a leitura da ata de posse do padre Alessandro e todos os padres do presbitério assinaram o documento, enquanto ouvia-se o cântico do hino em louvor à padroeira da paróquia. Após isso, deu-se continuidade à celebração. Encerrando-se a citada cerimônia, uma representante da Paróquia acolheu o novo administrador paroquial com a leitura de uma mensagem em nome de todos os paroquianos, desejando-lhe as boas-vindas e felicidades em sua nova caminhada sacerdotal. Ainda na ocasião, houve os agradecimentos aos sacerdotes e seminaristas presentes e a entrega das lembranças ao padre recém-empossado e ao bispo diocesano, pelo seu 7° aniversário de Ordenação Episcopal. Em seguida, o novo administrador paroquial agradeceu à assembleia pela acolhida. Por fim, o bispo diocesano fez os agradecimentos, comunicados e bênção final.