Santo Antônio: Doutor da Igreja Católica

Santo Antônio: Doutor da Igreja Católica

Santo Antônio ou Antônio de Lisboa e de Pádua, nasceu na Capital de Portugal, Lisboa – entre 1190 a 1195, por isso, leva consigo como alcunha o nome de sua terra natal. Sendo batizado com o nome de Fernando – o qual significa, segundo a Bíblia: “Ousado para garantir a paz’’, significado este que tanto retrata a dedicação do Santo para levar a paz à sociedade da época. Sendo assim, recordado pelos fiéis todos os anos no dia 13 de junho, data de seu falecimento, em 1231, na cidade italiana de Pádua e, após um ano após a sua morte, em 30 de maio 1232, foi canonizado pela Igreja Católica, ficando assim, claro a tamanha santidade de Santo Antônio, personagem principal deste artigo.

Estando em Lisboa, no Convento de São Vicente de Fora, ingressou-se à Ordem dos Cónegos Regulares da Santa Cruz (O.S.C) – agrupamento de jovens cristãos que vivem em prol da comunidade, os quais seguem a regra de Santo Agostinho de Hipona – partindo de um pressuposto, o amor. Em seguida, na cidade portuguesa de Coimbra, à época centro intelectual, onde aprofundou os seus estudos na teologia e na leitura das escrituras sagradas presentes na Bíblia. Após alguns anos voltados à educação teológica e às viagens ao redor da Europa, Santo Antônio tornou-se franciscano, à partir disso, já estando vinculado à vida de santidade, continuou estudando e se aperfeiçoando até o momento em que começou a operar milagres.

Antônio – mesmo com uma curta passagem nesta terra, falecendo com apenas 35 anos de idade, foi responsável por inúmeros episódios milagrosos – desde a reverência de um equino à Sagrada Eucaristia até possuir os peixes à disposição para ouví-lo pregar o seu sermão. Mediante a isso, fica evidente a principal causa da precoce canonização de Antônio de Lisboa – este que recebeu diversas denominações ao decorrer da história como o protetor dos pobres, animais, objetos perdidos, dentre outros, mas a alcunha que se destaca é a de santo casamenteiro – isso se deve à compaixão de Antônio de Pádua para com as mulheres pobres da época, estas que não tinham condições de pagar

o dote, ou seja, custear os gastos propiciados pelo casamento. Com isso, Santo Antônio é conhecido e rogado mundialmente por todos os fiéis que estão à procura de um relacionamento verdadeiro.

Em conclusão, verifica-se que a vida do jovem Fernando, conhecido posteriormente como Santo Antônio, consistiu no amor à sagrada escritura, sendo levada a sério e praticada por esse servo. Como reconhecimento de todo o valor de Antônio de Lisboa, comemora-se no dia 13 de junho em várias partes do mundo e, principalmente, no Brasil o dia do santo protetor dos pobres – havendo celebrações, festividades e bênçãos dos pães. Sendo tido como patrono do Exército Brasileiro e português, dentre muitas atribuições, Antônio foi condecorado como Doutor da Igreja – título este conferido a seres de reconhecida importância. Santo Antônio, rogai por todos.