Com o tema central “Em devoção profícua a Santo Antônio, agradecemos ao Senhor Jesus pelo despertar das Vocações”, as quatro comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, que tem como seu Padroeiro Santo Antônio, celebraram o tríduo e festa em honra ao seu padroeiro. Durante o tríduo, grupos, pastorais e movimentos das localidades: Ubiraçaba, Queimada Grande, Floresta e Tanque de Pedras, reuniram-se em suas capelas para refletir sobre a vida e história de Santo Antônio.
O festejo do padroeiro Santo Antônio é uma tradição cultural que vem se fortalecendo de geração a geração. Santo Antônio é um santo popular de grande tradição, que atrai muitos devotos pelo seu testemunho de fé e amor a Deus. São milhares os relatos de milagres, como a pregação aos peixes, e graças alcançadas rogando seu nome. Padroeiro de Pádua e de Lisboa, ele é venerado por ajudar, de acordo a sua história, a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Na arte ele é representado como um jovem Cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus. Antônio era um homem forte e destemido, implacável contra os opressores dos fracos e contra o clero que não vivia de acordo com as regras. Grande parte dos sermões de Santo Antônio foi preservada, o que, associado à sua reputação de grande douto assuntos bíblicos, fez com que a Igreja católica o incluísse entre seus doutores.
Após dias de reflexão, enriquecimento da fé, partilha nas referidas comunidades, houve o encerramento dos festejos, com procissão, queima de fogos e Missa Solene, celebrada pelo Padre Marcus Vinicius, Administrador Paroquial da referida Paróquia; no dia 13, na localidade Floresta; dia 14, Tanque de Pedras; dia 15, Queimada Grande e dia 16 em Ubiraçaba.