Solenidade de Pentecostes na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão de Brumado-BA Foto: Ananda/Pascom Brumado

A liturgia do dia 19 de maio de 2024 fez memória da Solenidade de Pentecoste, início da Igreja, pois na ocasião, cinquenta dias após a Páscoa, em uma reunião dos discípulos de Jesus, o Espírito Santo veio sobre todos que estavam no cenáculo e a partir dali os seguidores de Cristo poderiam espalhar cada vez mais a mensagem de Jesus. Na praça da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, às 19h, os fiéis reuniram-se para a Solenidade presidida pelo administrador paroquial padre Alessandro dos Santos Alves.

O padre acolheu a todos os presentes e a Santa Missa seguiu o seguinte roteiro litúrgico: Primeira Leitura (At 2,1-11), Responsório Sl 103(104), 1ab.24ac.29bc-30.31.34 (R. cf. 30), Segunda Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13) e Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-23). Após a proclamação do Evangelho, na homilia, o padre cantou a música “Mãe de Pentecostes”, junto ao ministério de música e a assembleia, e depois destacou partes das leituras proclamadas.

Depois disso, os fiéis professaram a fé com a oração do Creio. Na sequência, foram apresentados a todos os presentes, os catecúmenos, pessoas com mais de dezoito anos e que não são batizadas. Elas passarão por um processo de preparação, em sua comunidade, para receber os sacramentos da iniciação cristã.

Logo após, a celebração seguiu como de costume e, em clima de alegria, o padre Alessandro, chamou à frente do altar as comunidades da área urbana e as mesmas foram acolhidas e aplaudidas pelo trabalho prestado na Paróquia. Ao término, o sacerdote deu a benção final e encerrou a Solenidade.