Celebração da Contemplação Das 7 Dores de Maria Santíssima

Celebração da Contemplação Das 7 Dores de Maria Santíssima

A contemplação das Sete Dores de Maria Santíssima é uma prática espiritual que envolve refletir sobre as dores que a Virgem Maria suportou durante a vida de seu filho, Jesus Cristo. Essa prática ajuda os fiéis a se conectar com a humanidade de Maria e com sua devoção a Jesus.

Cada dor, enfrentada por Nossa Senhora, representa uma parte do sofrimento suportado por Jesus em sua vida e morte. A primeira dor, por exemplo, foi a profecia de Simeão, ao alertar Maria sobre o que estava por vir. Isso, certamente, foi muito difícil para ela, assim como é para qualquer mãe ao receber uma notícia difícil sobre seu filho.

A fuga para o Egito também foi uma situação complicada para Maria, José e Jesus. Eles deixaram tudo para trás e fugiram para um país estrangeiro afim de proteger seu filho de Herodes, que procurava matá-lo. Imagine o medo e a incerteza durante essa jornada!

Quando Jesus desapareceu no Templo, Maria e José ficaram angustiados ao procurá-lo. Essa é uma situação com a qual muitos pais podem se identificar, o desespero de não saber onde seu filho está.

Ver Jesus carregando a cruz e, em seguida, testemunhar sua crucificação e morte foram experiências consideradas traumatizantes para Maria. E, depois, ela ainda recebeu o corpo de Jesus em seus braços e foi acompanhá-lo até o sepultamento. Tudo isso é uma demonstração do amor inabalável de Maria por seu filho.

A contemplação das Sete Dores de Maria Santíssima é uma forma de se conectar com essas experiências humanas, tanto de Maria quanto de Jesus. Ao meditar sobre essas dores, os fiéis são convidados a se aproximar do sofrimento humano e a refletir sobre a compaixão e a solidariedade que devemos ter uns pelos outros.

Além disso, essa prática ajuda os fiéis a se aproximarem de Maria como uma intercessora e protetora. Ela entende as dores da humanidade e pode nos ajudar a encontrar conforto e paz em momentos difíceis.

Em resumo, a contemplação das Sete Dores de Maria Santíssima é uma prática espiritual que nos ajuda a nos conectar com a humanidade de Maria e com o amor e sacrifício de Jesus. Ela lembra-nos: o sofrimento é uma parte da vida humana e nos convida a praticar a compaixão e a solidariedade uns com os outros.