Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão

Entenda o que a Igreja celebra no Sábado de Aleluia

  • Compartilhar
Entenda o que a Igreja celebra no Sábado de Aleluia

  Durante esta Semana Santa, vivemos a intensidade do Mistério Pascal que é constituído pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É certo que, a cada domingo, dia do Senhor, nós revivemos e celebramos este mistério. Além disso, também em cada Santa Missa, celebramos vivamente o Mistério Pascal.

  O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal. Leva esse nome porque na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da scoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. 

  Ela também faz parte do Tríduo Pascal, que vivemos com profundidade os passos de Jesus rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição. Este Tríduo começa com a Quinta-feira Santa, pela conhecida “Missa do Lava-pés”, por meio da qual Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, com uma recomendação: “Fazei isso em minha memória” (Lc 22,19). 

  Em seguida, a Sexta-feira Santa, momento de até mesmo a natureza silenciar-se. O Cordeiro é imolado. Jesus, morre na Cruz rezando: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46). Jesus entrega toda a Sua história e missão. Ele também entrega a Igreja e toda a humanidade. Jesus nos entrega ao Pai. Com isso, Ele coloca em prática o Seu ensinamento: “Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). 

  E por fim, Sábado Santo, que é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos. É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal é aceso no fogo novo, trazendo ao ano que estamos vivendo as duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, “Eu sou o alfa e o ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1, 8). 

  A Vigília Pascal é uma celebração solene e com uma catequese muito profunda. Quando participamos, cheios de atenção e desejo de nos encontrarmos com o Senhor, ficamos maravilhados com a beleza e o esplendor em torno de Jesus, nossa Luz. A Vigília Pascal transforma a noite mais clara que o dia, e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte. A Ressurreição de Jesus torna o Sábado Santo uma Noite de Luz!

Acontece na Paróquia

+ Notícias

Contatos
Siga-nos

Copyright © 2024 Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão - Desenvolvido por Diego Fagner