Entrevista: Terço dos Homens: iniciativa divina que atrai multidão de homens para a igreja Foto: Morvan Viana - Coordenador Dicesano do Terço dos Homens

O portal Paróquias de Brumado-BA dá continuidade a série de reportagens com os coordenadores de grupos e movimentos atuantes nas comunidades integrantes das Paróquias de Brumado-BA. Hoje, o entrevistado é o coordenador diocesano do Terço dos Homens, Morvan Viana, que falará um pouco sobre esse movimento que há 25 anos reúne homens de todas as idades para a oração.

Morvan atualmente é Coordenador Diocesano do Terço dos Homens Regional 4 e Nordeste 3. Ele nos conta sua formação e como se deu a implantação do Terço em nossa cidade: “Concluí o curso de teologia em 2018 e o tema do meu TCC foi sobre o Movimento do Terço dos Homens na Diocese de Caetité. O Terço dos Homens foi implantado em nossa cidade em 2014. Há relatos de que na Vila Presidente Vargas, na Malhada Branca e no Bairro Novo Brumado, existiam pequenos grupos de homens que rezavam o Santo Terço. Hoje, em nossas paróquias (Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão e Bom Jesus), contamos com 17 comunidades que rezam o Santo Terço todas as semanas, com aproximadamente mais de 1.000 homens (avaliação feita antes da pandemia)”.

Formato da imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt – Fonte: maeperegrina.org

Historicamente o Terço dos Homens iniciou-se no Brasil como um pequeno núcleo de Homens que rezavam o terço no interior do estado de Sergipe enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt, junto do Santuário Lar da Casa da Mãe e Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió/AL. A isso, Morvan relata: “Aqui no Brasil presume-se que o movimento do Terço dos Homens  surgiu na cidade de Itabi-SE, onde um grupo de homens rezava o Terço nas ruas da cidade em 1936. Depois eles, com o consentimento do padre da Paróquia, começaram a rezar dentro da Igreja. Pouco tempo depois, em 05 de março de 1997, em Guararapes-PE, Oneida Araújo da Silva fez o primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial”.

Sobre Schoenstatt, Morvan nos conta um pouco dessa história: “Schoenstatt era um pequeno bairro em Vallendar, na Alemanha, onde o padre José Kentenich proferiu uma palestra sobre uma “secreta ideia” de convidar Nossa Senhora a se estabelecer naquela capela. A referida capela era a imagem da Mãe Rainha (hoje passada para visitar os lares). O padre José Kentenich veio ao Brasil na cidade de Santa Maria-RS, em 1947, e implantou o ‘Movimento da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt’. O Diácono João Paulo Pozzobon, viajou por várias cidades do RS, apresentando a capelinha e o Movimento de Schoenstatt”.

Registro do Padre José Kentenich – Fonte: Secretariado do Padre José Kentenich

“A palavra Schoenstatt vem do alemão e significa ‘bonito’ (schön) e ‘lugar’ (statt). A mais antiga referência a este vale foi encontrada em um documento histórico do ano de 1143, o qual é chamado ‘eyne schoene statt’, que significa ‘um lugar bonito'”.

Em Brumado-BA, o Terço surgiu a partir de um movimento de homens presentes em diversos movimentos dentro da Igreja: “O Movimento do Terço dos Homens, quando por vontade de um grupo de homens que eram engajados na Pastoral Familiar, ECC e outras manifestações religiosas em nossa Paróquia, realizaram várias reuniões e na data de 10/10/2014, foi acolhido o grupo do Terço dos Homens da Paróquia de Ibitira, onde ali aprendemos a dinâmica da reza e o posicionamento dos homens diante desse Movimento que mais cresce no Brasil. Em Brumado-BA, o primeiro encontro foi na Igreja Matriz Bom Jesus e todos os outros na Igreja Santa Rita onde, até hoje, nos acolhe de braços abertos”.

Primeiro “Encontrão” do Terço dos Homens em Brumado-BA – Fonte: Paróquias de Brumado