O que é o Ofício de Trevas e o que ele significa?

O que é o Ofício de Trevas e o que ele significa?

O Ofício de Trevas, embora o nome possa dar a entender, não é um rito enigmático e obscuro, mas uma das orações mais belas da Semana Santa. Em alguns lugares ele é celebrado na Segunda-feira Santa, mas o dia mais correto para esta celebração é entre a noite de Quarta-feira até antes do amanhecer da Quinta, marcando o início do Tríduo Pascal.

O Ofício mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. Este nome, Ofício de Trevas, tem diversas explicações. Entre elas: As trevas naturais da meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: Esta é a vossa hora e do poder das trevas. (Lc 22, 53); As trevas litúrgicas, quando durante as cerimônias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma; As trevas simbólicas da paixão.

No presbitério é colocado um candelabro de quinze velas. Sendo 14 delas amarelas e a principal, branca. As velas que vão se apagando representam os discípulos, que pouco a pouco abandonaram Nosso Senhor Jesus Cristo durante a Paixão. No final de cada um dos Salmos que vão sendo cantados, o cerimoniário apaga uma das velas. Ao mesmo tempo, as luzes da igreja também vão se apagando. As velas são apagadas sucessivamente, até restar apenas uma, a vela central. Esta não será apagada. Continuará acesa e será levada para atrás do altar, e depois reaparecerá.

Esta última vela significa Nosso Senhor que, por breve tempo, se retira do meio dos homens e desce ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória. No fim, apagam-se as luzes para simbolizar o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu.