Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão

Por que a Igreja celebra a missa pelos enfermos?

Por que a Igreja celebra a missa pelos enfermos?

Um dos sete sacramentos da Igreja Católica é denominado “unção dos enfermos” e tem como objetivo confortar a pessoa doente, transmitir alívio espiritual e físico e perdoar os seus pecados. Esse sacramento é uma graça dada pelo Senhor, que a Igreja concede. Na Carta de São Tiago recorda: “Alguém dentre vós está sofrendo? Recorra à oração. Alguém está alegre? Entoe hinos. Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. A oração feita da fé salvará” (Tg 5,13-15).

A unção, como é nomeada, é ministrada para os doentes em perigo de morte e aqueles que farão uma cirurgia considerada delicada. Em relação ao óleo, o mesmo deve ser de oliveira ou também extraído de plantas, caso haja locais em que há dificuldades para encontrar oliveira. Para o momento, o sacerdote, ao levar consigo em um recipiente o óleo, realiza a unção na fronte, nas mãos ou, se caso não seja possível nessas partes, é feita em outra.

A experiência da doença pode também ser considerada um amadurecimento da fé para o cristão. Por muitas vezes, estamos próximos a Jesus nos momentos de alegrias, porém há também tal proximidade no momento de dor, quando o sofrimento diante de uma doença recai sobre nós ou nossos familiares. É neste período, ainda mais, que a confiança deve ser depositada em Cristo, pois somente Ele conhece todas as necessidades humanas.

Além disso, por meio do sofrimento, conhecemos mais a solidariedade humana, pois o estado de uma pessoa doente, leva-nos a ter compaixão do outro, ter cuidado, zelo, tornar-se sensível ao próximo. Diante da dor, que é algo da finitude humana, é necessário reconhecer a grandeza do Criador e certificar que a doença não faz parte de um castigo de Deus à quem não o segue, pois os justos, como por exemplo, os santos e santas, também sofreram.

À luz da Palavra, no Evangelho de Mt 10, 8, cita: “[…] curai doentes […]”, recordando o que Cristo e seus discípulos têm a fazer diante das diversas realidades da missão. No Catecismo da Igreja Católica (§1509) também lembra: “A Igreja recebeu esta missão do Senhor e esforça-se por cumpri-la tanto pelos cuidados aos doentes como pela oração de intercessão com que os acompanha. Ela crê na presença vivificante de Cristo, médico da alma e do corpo”.

De acordo ao Evangelho e ao escrito da doutrina da Igreja católica, compreendemos que cumprir a missão de cuidar dos enfermos ocorre por meio dos sacramentos que nos dá a saúde física e espiritual. Considera-se, portanto, os sacramentos, e neste caso especial, a unção dos enfermos, como remédio celeste porque Ele vem ao encontro da nossa fraqueza humana.

Assim, ao recordar um momento de oração dedicada aos enfermos, na Santa Missa, memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, é uma forma de trazer mais esperança aos fiéis acometidos por doenças. Como a medicina cuida da saúde física, a oração é uma ação importante para cuidar da saúde espiritual, pois é um carinho, uma entrega que se faz a Deus.

Acontece na Paróquia

+ Notícias