Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão

Sexta-feira Santa: Recordação da Paixão e Morte do Senhor

  • Compartilhar
Sexta-feira Santa: Recordação da Paixão e Morte do Senhor

A Sexta-feira Santa, também chamada Sexta-feira da Paixão, é uma data em que os cristãos recordam do julgamento feito a Jesus, da sua paixão, morte de cruz e também sepultura. Ao contemplarmos o Cristo crucificado, fazemos lembrança do quanto Ele sofreu para dar-nos a salvação. Desse modo, a liturgia do dia é centrada na Paixão e na Adoração da Cruz. Logo após, toda a igreja reza a oração do Pai-nosso, como forma de preparação para comunhão, pois não há missa e as hóstias distribuídas foram consagradas na missa da Quinta-feira Santa.

Para encerrar esse momento, o presidente da celebração ora sobre o povo e este se retira em silêncio, como forma de respeito em decorrência da morte do Senhor. A Sexta-feira Santa lembra-nos que Jesus morreu na Cruz para a nossa salvação e, ao atualizarmos tal sacrifício, Ele infelizmente ainda “morre” à medida que praticamos atos de infidelidade, como lembra a passagem bíblica a seguir: “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” (Hebreus 10,29).

Sendo assim, diante de tantas situações dolorosas vivenciadas todos os dias, há uma extensão da morte do Senhor. Ele, ao ser trazido solenemente pelo sacerdote no momento da celebração, tem em seu corpo as marcas de todas as pessoas que sofrem, então reconhecemos Nele as nossas angústias diárias.

Ao imaginarmos o tamanho sofrimento físico e psicológico de Cristo, devemos reafirmar, a cada dia, a nossa adesão a Ele, como sugere o texto: “Temos de amar a Cruz, amar o Cristo pregado nela! É no Cristo crucificado que somos resgatados, salvos e libertos de toda a maldição, impureza e ação diabólica que ronda este mundo em que vivemos. Se existe um lugar onde o demônio foi vencido, foi na cruz de Cristo” (I Coríntios 1, 23-24).

Sendo assim, ao observarmos tais considerações, para os cristãos católicos, a Sexta-feira Santa é uma data de profunda reflexão, pois simboliza o sacrifício feito por Jesus na cruz. Tal momento leva-nos a meditar no maior ato de amor feito para a humanidade e deve ser recordado com profunda gratidão.

Acontece na Paróquia

+ Notícias

Contatos
Siga-nos

Copyright © 2024 Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão - Desenvolvido por Diego Fagner