Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão

Comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão celebra o Domingo de Ramos

  • Compartilhar
Comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão celebra o Domingo de Ramos Foto: Diego Veiria / PASCOM

  No dia 02 de abril de 2023, às 19h, em frente ao ginásio de esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado-BA, houve o início da missa e procissão, fazendo memória ao Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. O momento contou com a presença do administrador paroquial padre Marcus Vinícius Silva Carvalho, presidente da celebração, alguns seminaristas do período propedêutico do Seminário São José, da referida cidade, e demais fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, que dirigiram-se em caminhada para a praça da igreja matriz, onde ocorreu a continuidade da celebração eucarística. 

  A celebração deu início à Semana Santa. Esse tempo remete a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo, por conta da sua trajetória de milagres realizados e por o considerarem Messias. Ao adentrar na cidade, Jesus estava montado em um jumentinho, considerado símbolo da humildade, e com ramos de oliveiras e palmeiras, as pessoas que o aclamavam, também em outro momento, o levaram a morte de cruz. 

  A liturgia fez memória das seguintes leituras: Primeira Leitura (Is 50,4-7), Responsório Sl 21(22),8-9.17-18a.19-20.23-24 (R. 2a), Segunda Leitura (Fl 2,6-11) e Evangelho (Mt 21,1-11). Após o Evangelho, o padre Marcus Vinícius realizou a homilia. Iniciou com o cântico “Perdão meu Jesus” e em seguida lembrou da emoção ao ouvir as passagens bíblicas.

  O sacerdote também citou os símbolos do ramo, proveniente do ambiente da alegria e que ao manuseá-lo, é demonstrado o louvor ao Senhor. Também os tecidos são outros elementos de destaque, pois estavam pelo caminho para o senhor passar, demonstrando acolhimento a Jesus.

  O padre Marcus Vinícius ainda citou as relações entre cruz e ressurreição, morte e glorificação, luto e alegria e, para finalizar, destacou a importância da Campanha da Fraternidade 2023. Logo após, o rito seguiu como de costume e o presidente da celebração deu a benção final a todos os presentes.

Acontece na Paróquia

+ Notícias

Contatos
Siga-nos

Copyright © 2024 Paróquia NSC Aparecida e São Cristóvão - Desenvolvido por Diego Fagner