Comunidades São Francisco Xavier e Santa Dulce dos Pobres, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, celebram Santa Dulce dos Pobres Foto: Colaboradores da Pascom

De 19 a 21 de agosto de 2023, às 19h30, na Comunidade Santa Dulce dos Pobres, localidade de Lagedão – Ceb rural, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão de Brumado-BA, Diocese de Caetité-BA, e entre os dias 21 e 23 de agosto de 2023, às 19h30 – na Comunidade São Francisco Xavier, pertencente à referida Paróquia, houve a realização do tríduo em louvor à Santa Dulce dos Pobres com o tema central “Irmanados à querida Santa Dulce dos Pobres, meditemos as vocações primordiais”. Durante esses dias foram abordados os seguintes subtemas: “Vocação a Vida”, “Vocação Cristã” e “Vocação Missionária”, respectivamente – contando com a presença de grupos, pastorais, devotos, movimentos e comunidades próximas às localidades celebrantes.

Em 22 de agosto de 2023 – data festiva, iniciou-se às 19h30, na Comunidade Santa Dulce dos Pobres, em Lagedão – com a celebração eucarística, presidida pelo administrador paroquial padre Marcus Vinícius Silva Carvalho – e com a presença das localidades vizinhas: Lagoa da Tapagem, Junco 1, Vereda de fora, demais comunidades e fiéis devotos de Santa Dulce. A memória litúrgica do dia foi de Nossa Senhora Rainha. A celebração seguiu como de costume, havendo a reflexão acerca da vida da Santa Dulce dos pobres.

Em 24 de agosto de 2023 – dia festivo, às 06h, na Comunidade São Francisco Xavier, houve a realização da alvorada festiva, com a queima de fogos. À tarde, às 12h, aconteceu a Oração do Ângelus em família. À noite, às 19h10, a procissão com o andor da imagem de Santa Dulce dos Pobres saindo da igreja em direção às ruas e imediações do bairro. Após o translado, retorna-se para a igreja para o início da celebração eucarística, por volta das 20h, com a direção do padre Marcus Vinícius e com a presença do Apostolado da Oração, ministros extraordinários da comunhão eucarística, coroinhas, equipe de cânticos e leitores.

A memória litúrgica do dia foi de São Bartolomeu, Apóstolo, e as leituras proclamadas foram: Primeira Leitura (Ap 21,9b-14), Leitura do Apocalipse de São João, Salmo Responsorial SI 144(145), 10-11.12-13ab.17-18 (R. Cf. 12a) e o Evangelho (Jo 1,45-51). Na homilia, o padre Marcus Vinícius recordou a vida de São Bartolomeu e de Santa Dulce dos Pobres, destacando a imensurável caridade, simplicidade e coragem da Santa. Em seguida, ocorreu a profissão de fé e ladainha à Santa Dulce. A celebração prosseguiu como previsto no roteiro litúrgico e, ao final, uma representante da comunidade celebrante fez os agradecimentos pelos festejos, destacando ainda, a destinação de todo valor arrecadado durante os quatro dias para as Obras Sociais Irmã Dulce. Por fim, houve uma encenação realizada pelas catequistas e catequizandos da comunidade em homenagem à Santa celebrada. Depois ocorreu o hino à Santa Dulce e a benção final.

SANTA DULCE DOS POBRES: SERVA FIEL AO SENHOR

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes – nome batismal de irmã Dulce, recebeu este nome “Dulce” ao ingressar-se à Congregação das Irmãs missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e em memória à mãe da freira, “Dulce Maria de Souza”. Nasceu na capital baiana, Salvador – no dia 26 de março de 1914, ficando conhecida como o “anjo bom da Bahia”. Dulce mostrou-se sempre acolhedora para com as pessoas necessitadas através de suas obras de caridade e com o seu lema “amar e servir”. Sendo candidata à disputa ao Prêmio Nobel da Paz e eleita como “religiosa do século XX”. Canonizada em 13 de outubro de 2019 pelo Papa Francisco, a primeira santa nascida no Brasil é celebrada em 13 de agosto – dia este, decretado, na Bahia, como o dia Estadual em memória à Bem-aventurada Dulce dos Pobres. Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós.