Durante os dias 19 a 27 de julho de 2024, aconteceu na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, em Brumado-BA, o novenário ao Excelso Copadroeiro Paroquial São Cristóvão. Com o tema central “São Cristóvão, Testemunho de Oração, Generosidade, Amor e verdade; Senhor, ensina-nos a orar”, as celebrações em preparação para a festa do copadroeiro ocorreram às 19h30 durante a semana e às 19h nos fins de semana. A grande festa ocorreu no dia 28 do mesmo mês. Cada dia citado para o novenário contou com um subtema voltado à oração do Pai Nosso. O padre Alessandro dos Santos Alves, administrador paroquial da paróquia celebrante, esteve presente em todas as noites, juntamente com os movimentos, pastorais, ministérios, comunidades rurais e urbanas; além de outros grupos da paróquia, os quais foram convidados a concelebrarem e a refletirem a partir do subtema proposto para cada noite junto à assembleia presente.
As celebrações foram bastante significativas aos participantes, além de ser uma grande amostra de devoção ao padroeiro dos motoristas e viajantes, título dado ao santo pela igreja Católica Apostólica Romana em virtude de sua história de vida, a qual, segundo conta a tradição, diz que Cristóvão antes de converter-se, era conhecido pelo nome de Réprobo e tinha como característica uma grande estatura e uma bruta aparência, o que o fazia ser desprezado pela sociedade da época, mas isso não o impediu de ir em busca do seu sonho de servir ao rei mais poderoso de todos. Por conter uma vasta inteligência, força e persistência seguiu em busca deste. Após tempos estando à procura e sem êxito, enfim, chegou à conclusão de que nenhum rei desta terra se comparava a Jesus Cristo. Com o auxílio de um eremita aprimorou a sua fé e foi aconselhado a estabelecer-se às margens de um rio, que havia águas turbulentas e era muito frequentado. Por lá, passou a ajudar os peregrinos na travessia e encontrou-se com Jesus Cristo, após isso, converteu-se ao catolicismo e passou a serví-lo. Tornando-se a partir disso um grande exemplo de generosidade, mártir e seguidor de Cristo, São Cristóvão é comemorado anualmente no dia 25 de julho pela tradição católica.
Neste ano, na paróquia, a data festiva foi no dia 28 de julho e contou com a seguinte programação: às 06h, iniciou-se o dia com a alvorada festiva, orações com o Grupo de Líderes e fiéis devotos; logo após, houve a queima de fogos. Às 16h, carreata com todos os motoristas, caminhoneiros, taxistas, mototaxistas e cliclistas, saindo da Vila Presidente Vargas em direção à praça da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, onde houve a celebração eucarística. Na carreata, automóveis e motocicletas seguiram em desfile até o destino; à frente da passeata, estava a imagem de São Cristóvão sob um belo andor ornado com flores, acompanhados por cânticos e louvores a São Cristóvão, além da queima de fogos até chegada à praça para o início da celebração, que contou com a presença de inúmeros fiéis e devotos reunidos em meio à esplanada da igreja matriz.
A celebração foi presidida pelo administrador paroquial, padre Alessandro dos Santos Alves. O momento seguiu de acordo com o roteiro litúrgico, com os Ritos Iniciais. Na Liturgia da Palavra, foram proclamadas as seguintes leituras: Primeira Leitura (2Rs 4,42-44); Responsório SI 144(145),10-11.15-16.17-18 (R. Cf.16); Segunda Leitura (Ef 4,1-6); Evangelho (Jo 6,1-15). Após a proclamação do evangelho, na homilia, o padre Alessandro, ressaltou a importância da celebração eucarística, afirmando que esta é a maior oração da igreja Católica Apostólica Romana, por isso deve-se haver o respeito e a reverência durante este momento que celebra a vida do Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi citado ainda o grande exemplo de vida de São Cristóvão, que viveu os mandamentos de Cristo por meio de sua generosidade, explicitada por meio da exposição da sua história. Após a homilia, houve a profissão da fé e a benção das carteiras de habilitação e chaves dos veículos dos leigos e leigas presentes com a aspersão da água benta. Em seguida, ladainha de São Cristóvão. Após isso, a celebração seguiu como de costume, com a Liturgia Eucarística, Rito da Comunhão e os Ritos Finais. Por fim, o padre agradeceu a todos os envolvidos na festa do copadroeiro. Houve ainda, o sorteio do festival de prêmios da paróquia, que contou com diversos brindes que foram entregues aos ganhadores dos bilhetes sorteados. Finalizando o momento, houve a benção solene, seguida da queima de fogos, cânticos e louvores a São Cristóvão.