Solenidade de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão de Brumado-BA Foto: Diego Veiria / PASCOM

Em 8 de junho de 2023, às 17h, na praça da Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado-BA, aconteceu a Solenidade de Corpus Christi. A celebração foi presidida pelo administrador paroquial, padre Marcus Vinícius Silva Carvalho e contou com a presença dos seminaristas do período propedêutico do Seminário São José, da Diocese de Senhora Sant’Ana, de Caetité-BA, com sede em Brumado-BA. Além deles, outros fiéis estavam presentes na explanada da igreja matriz da Paróquia.

O sacerdote iniciou a celebração acolhendo a todos presentes e fez memória do significado do momento. As leituras proclamas foram: Primeira Leitura (Dt 8,2-3.14b-16a), Responsório Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R. 12), Segunda Leitura (1Cor 10,16-17) e Evangelho (Jo 6,51-58).

Após a última proclamação, na homilia o padre Marcus Vinícius, inicialmente, cantou “Glória a Jesus na hóstia Santa” e, em seguida, realizou algumas reflexões, tais como: Jesus é o pão que desceu do céu; Ele é o presente de Deus para toda a humanidade. Além disso, acrescentou: para receber Jesus temos que estar preparados e disse ainda: somos privilegiados em termos o Santíssimo Sacramento. E, ao finalizar, lembrou que com Jesus Sacramentado não se brinca e a Ele devemos dar o nosso amor máximo e a nossa referência.

Depois, a celebração seguiu com o seu rito litúrgico. Ao aproximar do fim, houve a procissão com o Santíssimo Sacramento por algumas ruas da cidade e, ao encerrar, houve a benção final na praça da Igreja matriz da Paróquia. Foi um momento importante para os fiéis, pois celebra a presença de Jesus na eucaristia, alimento de todos.